Fim de ano, momento certo para realizar empréstimos?

Dezembro, sinônimo de gastos. Seja por presentear filhos e familiares, seja para agradar alguém que veio comemorar as festas com você, seja por algum passeio que desejava fazer á tempos, seja por se presentear com algo que queria. Um mês que faz você ficar bondoso, em clima de paz, o faz realizar desejos dos que te acercam.

O banco começa a ofertar opções de crédito, no momento faz todo sentido, todos se beneficiam, você cria expectativas, faz planos, e quando percebe já está todo comprometido com novas dívidas. Você fica imaginando como seria se não houvesse o próximo ano e não tivesse que pagar essas contas, mas eis que o mês acaba num piscar de olhos, da mesma maneira que o seu dinheiro. Ano novo, dívidas velhas.

E quando menos esperamos o ano se inicia com inúmeros impostos, taxas, reajustes para pagar, IRPF, IPTU, IPVA, licenciamento de automóveis. Ai vem o desespero e começam as preocupações se irá ou não conseguir paga-las. Então você se lembra, de todos os gastos excessivos do final do ano que ainda está pagando e das contas que ainda tem que pagar.

Dezembro, empréstimo, o porquê de não fazê-lo

Houve uma situação de emergência: bateu o carro, teve problemas de saúde, sua geladeira queimou, furtaram a sua casa, ajudou um parente que precisava ou até mesmo decidiu fazer uma especialização e não poderá continuar no trabalho. Esses são bons motivos para que precise pegar um empréstimo, quando não há alguma chance dessas situações se repararem sozinhas, quando há uma emergência de verdade.

Nessa época de fim de ano, as pessoas estão acostumadas a receberem o 13º salário, com isso, a maioria, tende a quitar as dívidas adquiridas no decorrer do ano. Com isso o fluxo de dinheiro aumenta nos bancos, fazendo com que eles tenham mais benefícios quando o assunto são juros e inadimplências e deixando as taxas cada vez menos atrativas para realizar empréstimos.

Uma boa maneira de não enfrentar novos problemas com dívidas será priorizando gastos no fim de ano. Não deixe que o clima te contagie e acabe fazendo algo no qual se arrependerá pelo ano seguinte todo. Planeje e envolva sua família e amigos, para que todos possam aproveitar com consciência.

Conheça a máquina de cartão Santander

Saiba como funciona o resgate de pontos do cartão Itaúcard