O que fazer quando receber pagamento em cheque

Hoje em dia, ainda se usam cheques como forma de pagamento, já que em algumas vezes essa pode ser a única opção de recebimento de algum valor. Eles podem substituir boletos, cartões de crédito e outras formas de pagamento tradicionais.

Receber um cheque como pagamento de algum serviço ou bem adquirido exige que você aceite essa forma de pagamento e que esteja acordado com a pessoa que irá passa-lo. Sempre fique atento a credibilidade de quem esta passando esse cheque para você, há maneiras de consultar o CNPJ ou CPF do emissor do cheque para se garantir que não terá problemas.

Após se assegurar de que o cheque é de um cliente bom, ao receber o cheque você deve sempre verificar se ele esta preenchido de maneira adequada, se ele foi assinado, se esta sem rasuras, manchas e afins. Se você vai enviar uma mercadoria para outra cidade diferente que a sua, uma maneira de verificar o cheque para ter uma garantia, é pedir para que o seu cliente mande um email com uma foto do cheque para que possa certificar a veracidade e também ter um documento gravado do pagamento. Então você verificará se o cheque estará nominado – indicar no campo do cheque a pessoa á quem está passando – e/ou cruzado.

Para descontar ou depositar um cheque, ele deverá estar nominado á você, e caso não esteja, a pessoa ou empresa que estiver nominada no cheque, deve assinar e colocar o CPF ou CNPJ no verso do cheque, como forma de passar o ensosso do cheque para outra pessoa. Caso o cheque esteja cruzado, você conseguirá apenas depositá-lo em sua conta bancária.

Outro ponto em que deve sempre estar atento são nas datas que estão escritas nos cheques, se ele estiver para uma data futura você não deve depositar ou sacar antes, você até pode fazê-lo, porem há chances de não ter dinheiro na conta do emissor e isso acarretará custos para ele, sendo que você deverá arcar com esses custos além de correr risco de sofrer um processo.

Como depositar ou descontar um cheque.

Os cheques que estão cruzados devem ser depositados em sua agência bancária que possui conta, podendo ser feito diretamente no caixa eletrônico, coloca-lo no envelope próprio para cheques, ou na boca do caixa. Para fazer o depósito o cheque deverá estar nominado a pessoa de titularidade da conta depositada e no seu verso deve conter sua assinatura e dados bancários. Já para os cheques que estão somente nominados, você têm a opção de cruza-lo de fazer o deposito, ou ir até o banco e agência de emissão do cheque direto na boca do caixa e sacar o dinheiro.

Para isso, você deverá estar portando de documentos e assinar o cheque no ato do desconto. Para cheques depositados há um prazo para que o valor caia em sua conta, normalmente comuns em todos os bancos. Para cheques com valores até trezentos reais, ele cairá na conta em até dois dias úteis, e para cheques com valores de trezentos e um reais para cima cairá em até um dia útil.

Cartão de crédito é bom ou ruim

O que deve saber sobre uma instituição financeira